Tags: Saúde Oral | Sorriso | Dicas | Alimentos
10 Hábitos que fazem mal aos Dentes
Pode não parecer, mas alguns hábitos comuns de muitos de nós, e até mesmo alguns alimentos, podem prejudicar bastante o seu sorriso. Se à primeira vista morder a ponta da caneta ou beber alguns cafés parece algo inocente, a longo prazo eles podem danificar as estruturas dentárias, favorecer o surgimento de cáries e até mesmo escurecer os dentes.
Veja de seguida alguns hábitos do nosso dia a dia que fazem mal aos dentes, e aproveite para rever a sua rotina!
1. Beber Refrigerantes em excesso
Beber refrigerantes com gás com regularidade pode levar à erosão do esmalte dos dentes. Prefira água ou chá para manter a hidratação, uma vez que este tipo de bebidas pode ajudar a fortalecer e a proteger o esmalte dos seus dentes.
2. Roer as unhas
Roer as unhas pode causar disfunção mandibular porque faz com que você mantenha a mandíbula em posição de protusão por longos períodos. Além disso, roer as unhas pode lascar os dentes.
3. Usar palitos nos dentes
Usar palitos ou outros utensílios não dentários pode danificar e causar infeções nas gengivas. O ideal é usar fio dentário para retirar alimentos que fiquem presos entre os dentes.
4. Comer alimentos com muito açúcar
Comer aperitivos e/ou guloseimas com alto teor de açúcar entre as refeições alimenta as bactérias da boca que causam cárie. Faça refeições equilibradas para que não sinta fome entre as refeições e se comer algo açucarado beba bastante água depois. Mas o ideal é fazer uma alimentação saudável e evitar o açúcar entre as refeições.
5. Trincar gelo
Não ceda à tentação de trincar o gelo que fica no copo depois de beber uma bebida fresca. Se o fizer corre o risco de partir um dente. Use uma palhinha ou evite bebidas com gelo.
6. Usar os dentes como ferramentas
Abrir pacotes com os dentes ou até garrafas, pode partir-lhe um dente ou causar-lhe lesões na mandíbula. Tenha paciência, leve o tempo que for necessário e procure uma tesoura ou um abre-cápsulas.
7. Consumir Frutas ácidas em excesso
O tomate e frutas como o limão, a laranja ou o abacaxi podem prejudicar os dentes se consumidos de forma excessiva. Os cítricos são conhecidos pelo seu potencial ácido que danifica a estrutura dentária e a deixa mais fragilizada. O tomate traz ainda outra questão, principalmente se for transformado em molho: além da acidez, o tom vermelho pode penetrar e pigmentar os dentes deixando-os com um aspeto escurecido e amarelado.
8. Fumar
A nicotina acumula-se na superfície dos dentes, criando um aspeto manchado, além disso traz ainda uma série de outros riscos para a saúde, inclusive cancro oral.
9. Beber vinho em excesso
Devido à sua coloração escura, ele pode deixar os dentes com um aspecto escurecido e amarelado. Além disso o carácter ácido do vinho contribui ainda para a erosão e desmineralização dentária.
10. Não ir ao dentista
Ir ao dentista apenas quando tem problemas é um erro bastante comum. É importante apostar nos cuidados dentários preventivos e ir ao dentista.
20 Agosto, 2024