Tags: Saúde Oral | Sorriso | Gravidez
Sim ou Não?
Uma dúvida comum sobre saúde oral durante a gravidez é se as visitas ao dentista são seguras. Por ser um período sensível, muitos acreditam que não é possível realizar tratamentos dentários durante a gestação. Mas será mesmo verdade?
É possível realizar tratamentos dentários durante a gravidez?
Sim, é possível. Embora muitos pensem o contrário, é recomendável que todas as mulheres façam uma consulta de avaliação da sua Saúde Oral antes de engravidar e tratem problemas existentes. Caso não tenham feito isso, não é necessário esperar até ao final da gravidez para intervir. Adiar tratamentos pode prejudicar a mãe e o feto.
Qual é o melhor momento para tratar?
Geralmente, o segundo trimestre (entre a 14ª e 20ª semana) é considerado o melhor período para intervenções. No entanto, se necessário, tratamentos urgentes podem ser feitos em qualquer fase da gestação, com os devidos cuidados e acompanhamento. Se o tratamento for uma questão opcional, pode ser adiado para depois da gravidez.
Quais os cuidados a serem tomados?
Se não tiver cuidado com a sua saúde oral antes de engravidar, não se preocupe. Os cuidados durante a gravidez são seguros. No primeiro trimestre, é possível fazer uma avaliação completa. Com base nos dados, o dentista determinará os tratamentos urgentes.
Dicas de cuidado:
Adote bons hábitos de higiene oral e consulte o seu dentista regularmente (aproximadamente a cada 6 meses). Informe o seu dentista sobre a gravidez para que ele possa definir as prioridades do tratamento, garantindo a melhor saúde para si e para o seu bebé. Numa fase tão delicada, toda atenção é pouca. Por isso, não arrisque, visite o seu dentista regularmente e esclareça todas as suas dúvidas com ele.
10 Setembro, 2024