A higiene dentária infantil

A odontopediatria é uma especialidade da Medicina Dentária que se dedica quer ao tratamento, quer à prevenção de doenças orais em crianças. O odontopediatra é um médico-dentista com formação para o tratamento de crianças e adolescentes, estando preparado para lidar com os seus medos e receios.
Durante a consulta de odontopediatria, o odontopediatra procura criar um ambiente mágico, fazendo uso de técnicas específicas e adequadas a cada faixa etária, de forma a ganhar a confiança da criança e a sua colaboração.

A primeira visita ao dentista

A primeira visita ao dentista deve ocorrer no período entre a erupção dos primeiros dentes de leite até ao primeiro ano de idade da criança, segundo recomendações da Academia Americana e Europeia de Odontopediatria.
O período ideal para a realização da consulta de odontopediatria é durante a manhã, evitando o final do dia, quando as crianças estão mais cansadas, predispostas a birras, afetando assim a sua colaboração.

OS PRIMEIROS DENTES DE LEITE

A erupção dos primeiros dentes de leite ocorre entre os 6 e os 8 meses, podendo haver exceções para mais ou menos meses. A dentição de leite fica completa entre os dois anos e meio e os três, com um total de 20 dentes. Durante a erupção dentária as gengivas do bebé podem ficar mais avermelhadas,  dolorosas ao toque e há um aumento da salivação.
Os primeiros dentes permanentes erupcionam por voltam dos 5-7 anos.

Saúde Oral da criança

Os dentes de leite, tal como os definitivos, podem ser também afetados por cárie. É de salientar que só por volta dos 11-12 anos, caem os últimos dentes a serem substituídos, sendo fundamental manterem as suas funções até então, nomeadamente ao nível da estética, mastigação, fonética, respiração, deglutição e manutenção do espaço para a erupção dos dentes permanentes.
É fundamental o correto acompanhamento da saúde oral da criança durante o seu desenvolvimento.