O que é a
Endodontia
A endodontia é o ramo da medicina dentária dedicado à patologia da polpa dentária e aos tecidos que rodeiam as raízes, bem como ao seu tratamento.
O tratamento endodôntico consiste, de forma resumida, na remoção da polpa inflamada ou infetada dos canais radiculares, seguida de desinfeção e obturação dos mesmos com um material que impede a proliferação bacteriana.
Perguntas frequentes sobre
Endodontia
É doloroso fazer um tratamento endodôntico?
Não. Uma vez que o dente é anestesiado para a realização do tratamento, não deve sentir dor. Para a maioria das pessoas e na maioria dos casos, o tratamento endodôntico é um procedimento absolutamente normal.
O seu médico dentista ajudará a esclarecer e a ultrapassar este receio.
O que é um tratamento endodôntico não cirúrgico?
Um tratamento endodôntico não cirúrgico, também vulgarmente conhecido como “desvitalização”, tem como objetivo garantir que os tecidos que circundam o dente mantenham ou recuperem um estado saudável.
O tratamento começa após a anestesia e a realização de uma pequena cavidade no dente. O passo seguinte é a desinfeção e conformação dos canais radiculares com recurso a instrumentos manuais e/ou mecânicos. A finalização do tratamento faz-se com o preenchimento dos canais com um material próprio.
Terminado o tratamento endodôntico, o acesso é provisoriamente selado até se agendar a reconstrução definitiva da coroa dentária, que pode eventualmente ser feita de imediato.
Veja mais
Serviços
Marque a sua
Consulta