Marcar consulta

Médicos OralPlan - Marcar Consulta

Marque a sua

Consulta

Este é o primeiro passo do seu compromisso com a sua saúde oral. Aguardamos por si!

Tem alguma questão? Fale connosco

Prótese Fixa em 24h OralPlan

Tags:   Saúde Oral  |  Sorriso  |  Implantes dentários

Há idade mínima ou máxima para colocar implantes dentários?

Os implantes dentários têm se vindo a tornar cada vez mais, a opção mais eficaz para substituir dentes ausentes ou danificados. Tanto em situações de perda de dentes devido a cáries, doença periodontal ou acidentes, os implantes dentários são uma solução duradoura, tanto a nível da sua eficácia na função mastigatório como a nível estético, para restaurar um sorriso completo.

Explicação sobre o implante dentário

Existe uma idade mínima para poder colocar implantes dentários?

Em geral não, não existe uma idade mínima estipulada para a colocação de implantes dentários. O fator mais importante e a considerar, é o desenvolvimento ósseo do paciente, o que acaba por interferir com a idade mínima necessária. Como os implantes dentários são inseridos no osso da mandíbula ou maxila, é essencial que o paciente tenha uma estrutura óssea adequada para acomodar o implante. 

Em pacientes mais jovens, que ainda estejam em fase de crescimento e desenvolvimento, é necessário esperar até que a estrutura óssea esteja completamente desenvolvida, antes de considerar avançar para este tipo de procedimento cirúrgico. Normalmente, os adolescentes estão aptos a receber implantes dentários quando atingem a maturidade esquelética, o que ocorre geralmente, nas meninas por volta dos 16 anos e nos meninos por volta dos 18 anos. No entanto cada caso é único e deve ser sempre o médico dentista a avaliar, individualmente, o desenvolvimento ósseo e se se reúnem todas as condições de saúde para este tipo de tratamento.

Explicação sobre o implante dentário

Existe uma idade máxima para poder colocar implantes dentários?

Ao contrário da idade mínima, não há uma idade máxima indicada para a colocação de implantes dentários, desde que o paciente esteja de boa saúde oral e no geral. A idade avançada por si só não é uma contraindicação para o procedimento. Aliás, muitos pacientes idosos têm tido resultados muito bem-sucedidos, com implantes dentários e desfrutam dos benefícios de um sorriso restaurado, funcional e bonito.

No entanto, alguns fatores de saúde podem influenciar a possibilidade de realizar implantes em pacientes mais idosos, como por exemplo, a diabetes não controlada, doenças cardiovasculares graves ou osteoporose podem afetar a cicatrização óssea e a viabilidade do implante. 

Portanto, é sempre importante que o médico dentista avalie a saúde do paciente antes de recomendar avançar com este tipo de solução.

Explicação sobre o implante dentário

Como saber se eu posso colocar implantes dentários?

Se está a considerar a possibilidade de colocar implantes dentários, a primeira coisa que deve fazer, é agendar uma consulta com um médico dentista especializado em implantes dentários. Durante esta consulta, o médico dentista irá avaliar cuidadosamente a sua saúde oral, a sua estrutura óssea, o seu histórico clínico e quais as necessidades específicas do seu caso. 

Terá de realizar exames e radiografias, para o médico poder determinar se você possui quantidade suficiente de osso para suportar os implantes e se não há condições de saúde que possam interferir no sucesso do procedimento.

Em alguns casos, também poderá ser necessário realizar tratamentos adicionais, como enxertos ósseos ou tratamentos periodontais, antes de prosseguir com a colocação dos implantes dentários.

Explicação sobre o implante dentário
Explicação sobre o implante dentário

Continua com dúvidas sobre a colocação de implantes dentários?

Ficou com dúvidas ou pretende fazer uma consulta para avaliarmos a sua saúde oral?

A nossa equipa está à sua disposição, entre em contacto connosco para agendarmos uma consulta de avaliação, e ajudarmos a cuidar do seu sorrido!

 

OralPlan

25 Junho, 2024