O que é a Reabilitação Oral?
A reabilitação oral é a área da medicina dentária cujo objetivo é corrigir problemas das estruturas da cavidade bucal, sejam problemas dentários, gengivais ou ósseos, com o objetivo de recuperar a função mastigatória, a estética e a saúde oral do paciente de uma forma integrada.
Neste artigo da OralPlan, vamos explorar um pouco do conceito de reabilitação oral e explicar em que situações é indicada.
Reabilitação Oral é um conceito multidisciplinar que envolve a combinação de vários tratamentos:
- Implantes Dentários: para substituir raízes dos dentes perdidos. Geralmente envolve também a colocação de uma prótese dentária, permitindo recuperar a função e estética do sorriso.
- Próteses fixas ou removíveis: para substituição de um ou vários dentes. Podem ser próteses fixas sobre implantes ou removíveis, consoante o caso e condições do paciente.
- Facetas dentárias: que funcionam como uma capa muito fina e são fixadas na superfície externa do dente, o que permite corrigir a tonalidade, a forma, desalinhamentos ligeiros ou diastemas.
- Ortodontia (aparelhos e alinhadores dentários): para correção da posição dos dentes e/ou oclusão.
Para quem é indicado a Reabilitação Oral?
A reabilitação oral é indicada para situações em que a saúde oral, tanto a nível funcional como estético, estejam comprometidas. Situações como por exemplo:
- Perda de dentes: Pacientes com um ou mais dentes em falta podem fazer tratamentos de reabilitação oral. Nestes casos, os implantes dentários e as próteses dentárias podem ser a solução para substituir os dentes perdidos e reestabelecer a função mastigatória e a estética do sorriso.
- Desgaste no dente: O desgaste excessivo dos dentes pode ocorrer devido ao bruxismo (ranger dos dentes), hábitos alimentares inadequados ou outras condições. A reabilitação oral pode intervir nestas situações com restaurações dentárias e tratamentos para proteger os dentes e devolver a sua forma e função original.
- Problemas na Articulação Temporomandibular (ATM): A Articulação Temporomandibular é a responsável pelo movimento de abrir e fechar a boca, e encaixe da mandíbula com os ossos do crânio. Um distúrbio nesta articulação pode causar dores e limitação nos movimentos da mandíbula. A reabilitação oral aqui atua através de tratamentos para aliviar a dor e melhorar a função da ATM.
- Estética: Pacientes insatisfeitos com a aparência do sorriso, devido a manchas, dentes mal posicionados ou espaçados, podem ser casos clínicos de reabilitação oral, através de tratamentos com facetas dentárias, coroas ou branqueamento dentário, para melhorar a estética do sorriso.
- Problemas de Mordida: Mordida inadequada, como sobre mordida, mordida cruzada ou mordida aberta, pode ser corrigida através da reabilitação oral, que visa restabelecer o alinhamento e encaixe da mordida para uma função adequada e melhorar a mastigação.
A reabilitação oral fornece uma abordagem abrangente e integrada para tratar problemas complexos na saúde oral. Indicada em diversas situações como descrito anteriormente, por isso podemos concluir que a reabilitação oral visa restaurar o sorriso por completo, da função à estética, e melhorar a qualidade de vida dos pacientes.
Se está a passar por alguma destas situações ou têm problemas de saúde oral, entre em contato connosco e marque a sua consulta de avaliação. Na OralPlan temos uma equipa experiente em Reabilitação Oral, que diariamente transforma vidas de pacientes com novos sorrisos.
OralPlan
21 Agosto, 2023