Prótese Dentária e Implante Dentário são a mesma coisa?
Não. Quando se trata de recuperar dentes perdidos ou danificados, é comum surgirem dúvidas sobre qual tratamento mais adequado e se prótese dentária e implante dentário são o mesmo tratamento.
Embora ambos sejam ambos opções para substituir dentes ausentes ou danificados, são coisas diferentes, cada um com suas características e benefícios específicos.
Os implantes dentários são dispositivos que são aparafusados ao osso em cirurgia e têm como objetivo fixar dentes protéticos.
As próteses dentárias são componentes artificiais que têm como objetivo suprir a ausência de dentes.
Assim em suma, as próteses dentárias substituem os dentes e os implantes dentários fixam esse conjunto na boca do paciente.
Entenda melhor o que são implantes dentários e próteses dentárias, para o ajudar a tomar a melhor decisão para a sua saúde oral, com a OralPlan.
Para quem é indicado a Reabilitação Oral?
Um implante dentário é um parafuso pequeno, feito de titânio, que é utilizado para substituir dentes perdidos. Trata-se de um material inerte, biocompatível e que é colocado no interior do osso do paciente, para desempenhar a mesma função que a raiz de um dente, fixar.
Ao substituir a raiz do dente, os implantes dentários têm uma função muito clara, fixar o(s) dente(s) para uma mastigação sem qualquer diferença de um dente normal.
Na maioria dos casos, os implantes dentários são utilizados para colocar dentes fixos sobre esses implantes, evitando soluções removíveis.
Podem servir para fixar um dente, um conjunto de dentes ou uma arcada completa. A solução indicada para cada caso varia consoante as necessidades de cada paciente e da análise do médico.
Os implantes dentários pretendem, sempre, garantir maior conforto e devolver qualidade de vida aos pacientes.
Prótese Dentária é uma estrutura removível ou fixa para substituir dentes
A prótese dentária é uma estrutura artificial que têm o objetivo de substituir um ou mais dentes ausentes. Pode ser confecionada em diversos materiais, como acrílico, porcelana ou resina.
Existem três tipos de próteses dentárias:
- Prótese removível: também conhecida como “dentadura” ou “placa”, a prótese removível é uma opção com valores mais acessíveis e pode ser retirada da boca pelo próprio paciente para higienização. No entanto, pode não proporcionar a mesma estabilidade que as próteses fixas, ao longo do tempo, e causar algum tipo de desconforto.
- Prótese semi-fixa: continua a ser uma prótese removível, mas mais estabilizadas, porque este tipo de prótese é aplicada sobre os “locators”, que são implantes usados para estabilizar a prótese e dar maior conforto ao paciente. Nesta opção são colocadas peças na prótese dentária que depois encaixam como se fossem uma mola nas peças que estão aparafusadas nos implantes.
- Prótese fixa: é o tipo de prótese que não pode ser removida pelo paciente no seu dia a dia. É fixa de forma permanente, sobre dentes ou sobre implante dentários, e só pode ser removida em consultório pelo médico.
Neste grupo encontram-se as próteses de arcada total, as coroas e as pontes.
A escolha entre os diferentes tipos de próteses dentárias e implantes dentários depende sempre do caso de cada paciente, das suas necessidades e das condições de saúde. Por isso na OralPlan recomendamos sempre que procure um médico dentista, com experiência em Reabilitação Oral, para avaliar o seu caso com os exames necessários e traçar o plano de tratamento mais adequado a si.
A nossa equipa de profissionais experientes está disponível para o ajudar a tomar a melhor decisão para a sua saúde oral.
OralPlan
21 Agosto, 2023