Marcar consulta

Médicos OralPlan - Marcar Consulta

Marque a sua

Consulta

Este é o primeiro passo do seu compromisso com a sua saúde oral. Aguardamos por si!

Tem alguma questão? Fale connosco

Prótese Fixa em 24h OralPlan

Tags:   Saúde Oral  |  Sorriso  |  Sem Dentes NaturaisPrótese Fixa |  Prótese Removível

Se não tenho dentes naturais, para quê ir ao dentista?

A perda de dentes pode ser uma situação desafiadora e impactante na vida de uma pessoa, e por isso recorrem ao dentista à procura de soluções à medida de cada necessidade. No entanto, para aqueles que já utilizam próteses fixas ou removíveis, a visita regular ao dentista continua a ser essencial para manter a saúde oral e garantir o bem-estar geral.

Explicação sobre o implante dentário

A importância das consultas com o médico dentista para utilizadores de próteses dentárias:

  1. Monitoramento da saúde oral: mesmo com próteses dentárias (fixas ou removíveis), a saúde oral requer acompanhamento contínuo. O dentista irá verificar a adaptação das próteses, para garantir que estejam bem ajustadas e confortáveis na boca. Além disso, examinará a saúde da gengiva e outras estruturas orais.
  2. Higienização adequada: o dentista fornecerá orientações sobre a correta higienização das próteses fixas ou removíveis. Uma limpeza adequada é fundamental para evitar a acumulação de placa bacteriana, prevenir infeções e garantir a durabilidade das próteses.
  3. Prevenção de complicações: consultas regulares ajudam a identificar precocemente qualquer problema com as próteses, como desgastes ou quebras, evitando complicações futuras e reduzindo custos com reparações ou substituições.
  4. Saúde geral: a saúde oral está diretamente ligada à saúde geral. O dentista irá avaliar se a falta de dentes naturais ou o uso de próteses estão a afetar a mastigação, a fala ou a autoestima do paciente, propondo soluções para melhorar a qualidade de vida.
  5. Acompanhamento periodontal: pessoas que utilizam próteses dentárias podem estar mais suscetíveis a problemas periodontais. O dentista irá monitorar a saúde das gengivas e realizar limpezas profissionais para evitar inflamações e doenças periodontais.

    Dicas de cuidados para fazer em casa, para quem utiliza prótese dentária

    Além das consultas regulares com o médico dentista, é importante adotar uma rotina de cuidados dentários em casa para manter as próteses e a sua saúde oral em condições ideais:

      1. Higienização adequada: Escove as próteses fixas ou removíveis com uma escova macia e utilize produtos de limpeza específicos para próteses. Não se esqueça de limpar também a língua, gengivas e a cavidade oral.
      2. Remoção das próteses removíveis: caso utilize próteses removíveis, remova-as antes de dormir e coloque-as num recipiente com água limpa ou uma solução de limpeza apropriada.
      3. Beba água regularmente: Beba água para ajudar na higienização da boca e reduzir o risco de ressecamento da mucosa oral. Uma boca seca pode causar desconforto e afetar a fixação das próteses removíveis. Beba água regularmente para manter a boca hidratada.

    Para quem usa próteses dentárias, as visitas regulares ao dentista são fundamentais para garantir uma saúde oral plena, prevenir problemas e garantir o conforto e funcionalidade das próteses. Além disso, a adoção de uma rotina de cuidados em casa contribui também para um sorriso confiante!

      1. Consulte o dentista: antes de comprar um jato de água, consulte o seu médico dentista para verificar se é adequado ao seu caso, e para receber as orientações para uma compra e utilização correta.
      2. Escolha o dispositivo adequado: existem diversos modelos de jato de água no mercado, opte por aquele que satisfaça as suas necessidades e possua a opção de ajuste de pressão. Siga as recomendações que o seu médico dentista lhe der.
      3. Utilize-o regularmente: faça da limpeza com o “jato de água”, um procedimento regular na sua rotina de higiene oral, usando-o após as refeições e antes de dormir.
      4. Combine-o com a Escovagem e o Fio Dental: o jato de água não substitui a escovagem e o uso do fio dental, por isso continue com a prática regular de escovagem e do fio dental.
    A nossa equipa está à sua disposição, entre em contacto connosco para agendarmos uma consulta de avaliação, e ajudarmos a cuidar do seu sorrido!   OralPlan

    07 Julho, 2024